Equoterapia e Autismo

Na  última sessão do Máximo na ARE, enquanto conversava com Cebolinha, fiquei espantada com a notícia que ele me deu : O Máximo é o ÚNICO autista da cidade e Região a praticar equoterapia!!!

Fiquei chocada com a notícia !

Pelo que percebi, muitos pais ainda não entendem como funciona o tratamento. Eles chegam na ARE e assistem uma sessão… O que eles enxergam é apenas uma volta de cavalo!

Mas a equoterapia é muito mais do que isso. A terapia estimula o cérebro de forma única. A marcha do cavalo, mesmo a mais suave, é tão potente que estimula até mesmo os orgãos internos.  O cérebro recebe estímulos até mesmo quando o cavalo está parado.

Em uma pessoa sem nenhum tipo de deficiência física, andar a cavalo é um exercício puxado, que trabalha pernas , braços, abdômen, coluna… praticamente uma musculação!

Uma pessoa com algum tipo de deficiência física, ao montar num cavalo, trabalha não apenas os membros superiores e inferiores… ele trabalha tb o seu cérebro, sua coluna, seu equilíbrio …

Um autista vai muito além … Andar a cavalo, para meu filho, é ser livre de verdade, por alguns momentos … É se sentir em casa…

O cavalo passa a ser uma extensão dele … Por quase uma hora, por um breve momento, ele se torna um menino sargitário… Metade menino, metade cavalo.

A equoterapia deixa meu filho feliz. A equoterapia acorda meu filho… é um ponto de conexão dele com o mundo.

Como meu filho já pratica equo há dois anos, ele já se sente dono do pedaço. Desde a primeira sessão não houve medo ou resistência da parte dele, e as sessões sempre foram proveitosas.

Nesse período, houveram fases boas e ruins, e a equo o ajudou a superar tudo.  As sessões eram como injeções de ânimo e força!

Fico pensando em quantos autistas deixam de se beneficiar com as sessões de equo, por falta de conhecimento da família.

Muita gente tem medo do custo, e não tem coragem nem de entrar e perguntar . Para essas pessoas, eu digo:  ” Perguntar não ofende ” e  ” É conversando que a gente se entende…” .  Muitas vezes imaginamos que tudo é bem mais difícil do que realmente é.

É um sentimento muito estranho, pra mim, ver que existe algo que faça tão bem aos autistas e saber que só meu filho se beneficia disso. Não sei descrever o que sinto.

Eu quis fazer o dia do Autista, mas não tinha autistas : (  .. Gostaria de fazer grupos de pais, mas na cidade tb não tem associações de pais de autistas …

Sei que meu filho é muito sortudo de ter acesso a um tratamento tão importante , com resultados tão positivos, e tenho certeza que a evolução e melhora dele através da equoterapia será muito importante para acabar com o medo de que equo faz mal a autistas. Esse é um pensamento muito antigo!

A Conexão entre autistas e animais é algo único. Eles conseguem se conectar a eles, sem medos… se fascinam, se abrem, dão risadas, fazem carinho… é algo tão intenso, tão fácil de acontecer entre eles… tão difícil entre nós.

Meu filho , durante as sessões, é um menino seguro e decidido. Segura na rédea, passa a mão na crina do cavalo, resmunga se ficam parados, dá risadas  … ele se expressa, durante todo o tempo.  A sessão o mantém ligado a nosso mundo, ao cavalo, às árvores, as pessoas em volta… Durante todo o percurso, ele está presente, interagindo, se expressando. É algo único e lindo.

Pra ele, a ARE não é uma terapia, é uma extensão de sua casa, é um porto seguro…

 

 

 

4 pensamentos sobre “Equoterapia e Autismo

  1. Sou presidente da AME Associação dos Amigos da Equoterapia, temos um centro de equoterapia na cidade de Cornélio Procópio PR,posso garantir que um dos maiores sucessos de resultados obtidos aqui no centro, é com os autistas.Parabéns pelo depoimento e pela preocupação.

  2. Muito importante este depoimento, pois ainda há muitos pais e profissionais que não sabem os inúmeros benefícios que a equoterapia traz para uma pessoa com deficiência ou não.Os resultados ,na maioria dos casos, acontecem logo nas 1ªs sessões:resgate da autoestima,fortalecimento muscular,melhora da coordenação global,potencializa o aprendizado,melhora da postura,equilíbrio e consciência corporal,aquisição de independência/autonomia nas atividades de vida diária(saber vestir-se,escovar os dentes,etc),estimulação de linguagem,re(inserção)social,condições para desenvolver a afetividade…e outros muitos resultados altamente positivos!

  3. Eu sou autista asperger e andei muito, muito mesmo a cavalo na fazenda de uma parente.
    Eu acho q isso mudou minha vida, foi aí que deixei de ser sedentario e comecei a fazer varios esportes.

Deixe um comentário